O TADS ofertado na modalidade de Ensino Presencial Mediado (EPM) por Tecnologias, abrangendo 12 (doze) municípios do Estado do Amazonas (Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira) tem como finalidade formar profissionais em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para atuarem em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações.
O profissional do Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pela UEA adquire sólidos conhecimentos para atuar nas seguintes áreas: empresa do setor de tecnologia da informação; industria de computadores, periféricos de sistemas embarcados; empresas de telecomunicação, de planejamento e desenvolvimento de equipamentos e sistemas computacionais, em empresas de automação de processos industriais e computacionais; empresas e laboratórios de pesquisas cientifica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O perfil profissional do Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas formado pela UEA inclui, entre outros aspectos, as seguintes competências e habilidades:
a) Analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação;
b) Trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas;
c) Empregar linguagens de programação e metodologias de construção de projetos, tendo preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais que são fundamentais à atuação profissional;
d) Adotar a computação como atividade-meio, enfatizando estudos que permitam uma interação com outras profissões relacionadas, especialmente com os processos inerentes às organizações;
e) Usar recursos computacionais para a solução de problemas de outras áreas do conhecimento, muitas vezes multidisciplinares;
f) Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.