Propiciar a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional na área de serviços de apoio escolar e em outras, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
A licenciatura, compreendida como a formação básica do Curso de Pedagogia, tem o exercício do magistério como campo teórico-investigativo que envolve a participação na organização da gestão dos sistemas educacionais englobando o planejamento de processos escolares, a gestão, a produção e a difusão de conhecimentos, assim como execução de ações pedagógicas específicas de cada uma das modalidades de magistério apontadas nos objetivos. Nessa perspectiva, o licenciado em pedagogia poderá atuar em escolas dos Sistemas públicos e particulares de ensino, no exercício do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Funcionalmente, o profissional do Curso de Pedagogia a ser formado deve ser capaz de investigar, diagnosticar, avaliar e atuar no magistério e nos serviços de gestor/supervisor das Escolas da rede de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1ª ao 5ª ano). Os conhecimentos exigidos para a atuação nesses campos envolvem estudos teóricos e práticos, investigação e reflexão crítica articulados nos três grandes eixos da atividade acadêmica da instituição que são: a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. Competências e Habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno:
a) Analisar criticamente a realidade amazônica, observando as interações políticas, sociais e econômicas, no âmbito nacional e internacional, identificando as contradições sobre a Região, constituídas no processo da sua formação histórica, particularmente, sobre a complexidade das questões ambientais e ecológicas;
b) Compreender e fazer cumprir os princípios constitucionais no que diz respeito às diversidades etno-culturais e raciais de gênero, religiosas, políticas, econômicas e à pluralidade de idéias e concepções;
c) Auto-gestionar seus processos investigativos, oferecendo alternativas às práxis educativas e aos problemas que se apresentam nos diferentes campos da ação pedagógica, utilizando-se da criatividade e de tecnologias alternativas;
d) Observar os princípios da democracia participativa, orientando suas práticas profissionais e sua conduta pessoal de forma ética, apoiadas em valores compromissados com a preservação e com o destino dos sujeitos históricos no processo de construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
e) Analisar criticamente as relações Educação/Escola/Sociedade, atentando para as especificidades dessas relações em diferentes contextos históricos e sócio-culturais.