O Curso de Bacharelado em Música visa formar músicos profissionais com uma sólida formação artística, humanística e científica nas habilitações de Práticas Interpretativas (que incluem formação em Instrumento ou Canto e Regência), potencializando suas capacidades musicais, críticas e criativas para que possam desenvolver as condições necessárias à releitura de obras musicais compostas ou para gênese de obras musicais originais. O curso oferece a possibilidade de aprimoramento técnico e de aprofundamento teórico nas diversas habilitações, conferindo aos formandos o título de Bacharel em Música.
O Bacharel em Música poderá atuar como musicista, de forma autônoma ou engajar-se em qualquer entidade ou instituição que realize atividades musicais, em grupos orquestrais e camerísticos; Departamentos, Secretarias e Fundações Culturais; igrejas; associações comunitárias; emissoras de mídia; Faculdades e Universidades; e demais espaços formais ou informais da atividade musical.
Na modalidade Bacharelado o Músico deve estar apto para:
a) Atuar significativamente na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando proficiência que revelem sua formação estética e técnica;
b) Dominar os conhecimentos relativos à manipulação composicional de meios acústicos (instrumentais ou vocais), de meios eletroacústicos e de meios experimentais - estes abrangendo aquelas manifestações composicionais interdisciplinares, como as interações música/dança, música/teatro, música/cinema, música/vídeo, música/multimeios;
c) Situar a música dentro de uma história das idéias, com o cuidado de ampliar o que tradicionalmente se chamaria de "história da música" para enfatizar a inserção da música na história das idéias no Brasil e o percurso da música popular no Brasil;
d) Entender como a música é pensada, ampliando o que tradicionalmente se chamaria de "análise musical";
e) Estar apto à discussão e à pesquisa das maneiras como a música é construída através de seus vários materiais;
f) Proceder e encaminhar estudos relacionados ã análise aplicada a estilos, repertórios e interpretação musical;
g) Atuar considerando fatores contextuais, relacionando as atividades de apreciação, execução, e composição, vocal e/ou instrumental, sem descuidar da integração de novas tecnologias;
h) Desenvolver técnicas específicas para integrar pessoa com necessidades especiais.