O curso de Licenciatura em Musica oferecido pela UEA visa promover a formação superior de docentes que atuarão no ensino da música no contexto da Educação Básica. As diretrizes políticas e didático-pedagógicas do curso têm como eixos a formação técnica e científica, condizente com as exigências que o mundo do trabalho contemporâneo impõe, e a formação ético-humanística que a formação de um cidadão requer. Desse modo, o Curso de Licenciatura em Música busca fornecer subsídios teóricos e práticos para desenvolver um futuro educador musical reflexivo, com autonomia e conhecimento para mobilizar saberes e competências condizentes com seu contexto de atuação.
O Licenciado em Música trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como: escolas de música, grupos musicais, orquestras, bandas, espaços públicos e em projetos de inclusão social. Atua em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O perfil para o futuro Licenciado em Música formado pela UEA com sólida formação técnico-científica, fundada em valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, com visão crítica e estratégica, apto para:
a) Planejar e administrar atividades sistemáticas de ensino de música;
b) Ministrar cursos de formação musical em escolas de educação básica e/ou escolas especializadas da área, contemplando as distintas possibilidades educativas desse campo;
c) Ensinar conteúdos fundamentais da música no que se refere à história, apreciação, teoria, execução instrumental e/ou vocal, e percepção;
d) Elaborar e implantar projetos de ensino da música, bem como projetos de formação musical continuada de professores não especialistas;
e) Trabalhar com a diversidade de faixa etária, incluindo desde a Educação Musical de bebês até idosos;
f) Desenvolver estratégias metodológicas que possibilitem novos caminhos para a inclusão social no ensino da música;
g) Lidar com a Educação Musical nas suas distintas possibilidades de ensino, considerando as diferenças culturais e os diferentes sujeitos e objetivos presentes no ensino e aprendizagem da música;
h) Estimular e orientar o desenvolvimento da musicalidade e potenciais correlatos humanos, tanto em procedimentos formais de ensino quanto em oportunidades alternativas, tendo por base conhecimentos consistentes e atualizados;
i) Elaborar e/ou adaptar técnicas de ensino, estratégias de formação e metodologias de Educação Musical;
j) Conceber e desenvolver material didático musical original, adequado à faixa etária, região, contexto de ensino e condições de trabalho;
k) Valer-se tanto de oportunidades pedagógicas em sala de aula quanto de realizações musicais de manifestações culturais presentes na realidade social, a fim de promover um trabalho de conscientização e desenvolvimento de potencialidades humanas, dirigido para a educação e melhoria da qualidade de vida do indivíduo;
l) Realizar pesquisas voltadas para a área do ensino da música, tendo como base a realidade cultural e as necessidades do mundo contemporâneo;
m) Ser capaz de conduzir sua formação em processos de aprendizagem contínua, que lhe permita aprender a aprender, para que assim possa construir as bases necessárias para as particularidades de sua prática educacional.