Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa tem o seu currículo organizado de forma a garantir a formação e a qualificação do Licenciado ao exercício pleno da docência em Língua Portuguesa, na Educação Básica, sob a visão do seu papel social de educador e capaz de atuar em diferentes realidades do contexto educacional e contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa tem o seu currículo organizado de forma a garantir a formação e a qualificação do Licenciado ao exercício pleno da docência em Língua Portuguesa, na Educação Básica, sob a visão do seu papel social de educador e capaz de atuar em diferentes realidades do contexto educacional e contribuir no processo de ensino-aprendizagem capaz de:
a) compreender o papel da escola e do professor de Língua Portuguesa enquanto agentes de cidadania no grupo social de que são parte;
b) refletir sobre a linguagem como um fenômeno complexo, unindo elementos semiológicos, psicológicos, sociais e históricos;
c) compreender crítica das condições de uso da linguagem, ou seja, das restrições intra- e extrassistêmicas desse uso nas diversas situações de comunicação;
d) dominar o uso da língua portuguesa em sua variedade padrão, nas modalidades oral e escrita;
e) compreender científica das variedades linguísticas do Português, nas suas manifestações oral e escrita, nas perspectivas sincrônica e diacrônica;
f) valorizar a variedade linguística amazônica, enquanto bem cultural;
g) ter ampla e compreensão da multiplicidade literária e cultural da Amazônia;
h) dominar conteúdos teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfológico, sintático e semântico da Língua Portuguesa;
i) dominar diferentes concepções de gramática, bem como uma compreensão ampla acerca da gramática tradicional, incluindo aí sua historicidade e suas relações com a Linguística;
j) dominar as teorias vigentes nas investigações linguísticas e literárias e postura crítica em relação a elas;
k) dominar um repertório significativo de obras da literatura de Língua Portuguesa, especialmente da brasileira;
l) dominar conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio.
O Profissional egresso do curso de Licenciatura em Letras, na modalidade de ensino presencial mediado por tecnologia, deverá ter as seguintes competencias e habilidades: *Comprometimento com os valores norteadores da sociedade democrática; * Compreensão do papel da escola e do professor de Língua Portuguesa enquanto agentes de cidadania no grupo social de que são parte; * Comprometimento com a ética, com a responsabilidade social e educacional e com as consequencias politicas de sua atuação no mundo do trabalho; * Capacidade de reflexão sobre a linguagem como o fenomeno complexo, unindo elementos semiológicos, psicológicos, sociais e históricos; * Compreensão critica das condiçoes de uso de linguagem, ou seja, das restrições intra- e extrassintrecas desse uso nas diversas situaçoes de comunicação.