Formar o Licenciado em História com compreensão do processo histórico e o acesso ao saber historicamente sistematizado, com domínio de conteúdos e metodologias especificas da área, bem como proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos que facilitem a produção de conhecimentos através da pesquisa histórica, potencializando seu desempenho docente. Desenvolvendo competências que permitam visualizar a importância da História para a formação crítica, participativa e capaz de intervir e transformar a realidade do cidadão.
O Licenciado em História estará apto a atuar em Instituição de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, em outras instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural. Além disso, poderá ainda trabalhar na preparação de material didático para o Magistério, além de poder atuar como pesquisador na área das Ciências Sociais, em Instituto de pesquisa que não desenvolve atividade de ensino, realizando pesquisas ligadas às questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural, a cultura material e imaterial, organização de arquivos em outras áreas de um modo geral ligadas à reunião e preservação da informação, prestar assessoria em entidades culturais dedicar-se à preparação de material didático.
O Licenciado em História com sólidos conhecimentos teórico-metodológicos na área específica em História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea e do Brasil, capacitado ao exercício pleno do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, munindo-o assim de instrumentos para atuar junto aos discentes como elemento transformador do “status quo” vigente, reunindo competências para atuar como:
a) Exercer atividades de magistério na educação básica;
b) Preparar material didático para o Magistério;
c) Realizar como pesquisador na área das Ciências Sociais, pesquisas relacionadas às questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural, a cultura material, organização de arquivos em outras áreas de um modo geral ligadas à reunião e preservação da informação;
d) Prestar assessoria em entidades culturais e dedicar-se à preparação de livros didáticos.