Formar professor de Física para exercer o magistério na Educação Básica, Ciências Naturais no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, considerando as necessidades do mundo contemporâneo.
O Licenciado em Física poderá atuar no magistério, em nível de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Física; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
O Licenciado em Física com sólidos conhecimentos na área estará capacitado ao exercício pleno do magistério em Física na Educação Básica, Ciências Naturais no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio apresentando competências e habilidades para:
a) Dominar princípios gerais e fundamentais da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
b) Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
c) Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
d) Atuar atendendo os princípios da ética e conseqüente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos;
e) Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
f) Elaborar ou adaptar de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
g) Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Física na sociedade e, mais especificamente na Amazônia;
h) Trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Física como recurso didático;
i) Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Física;
j) Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
k) Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Física;
l) Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Física;
m) Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Física;
n) Contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, utilizando metodologia de ensino variada, e para despertar o interesse científico em adolescentes.