Objetivo Geral
Formar profissionais capazes de desenvolver o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados e de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia, ao que se associará a suas habilidades de especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, suportado por conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais e pelos princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.
Objetivos Específicos
• Estimular o desenvolvimento de pensamento reflexivo do aluno, aperfeiçoando sua capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas.
• Estimular o desenvolvimento humano do aluno, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental.
• Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por intermédio da educação continuada.
• Aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação.
• Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional, tais como a solidariedade, o respeito à vida humana, a convivência com a pluralidade e a diversidade de pensamento.
• Estimular a investigação científico-tecnológica por meio de iniciação científica.
• Dotar o aluno de visão sistêmica, a fim de torná-lo um profissional capacitado para solucionar problemas de engenharia nos diversos setores da produção.
• Despertar o espírito empreendedor do aluno, estimulando-o a participar da geração de soluções inovadoras no âmbito da Engenharia de Produção e a desenvolver visão crítica para percepção de oportunidades de negócios.
• Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
• Investigar o aprendizado dos procedimentos e das técnicas e o manuseio apropriado dos recursos tecnológicos aplicados na prática profissional.
• Estimular o relacionamento com empresas, mediante estágios e intercâmbios acadêmicos.
• Reconhecer os limites e as possibilidades da sua prática profissional.
• Estabelece a conexão entre projetista e o utilizador, entre o administrador e o operador.
O curso de Engenharia de Produção da UEA busca preparar profissionais capacitados tecnicamente e habilitado para desenvolver atividades nas mais diversas áreas produtivas. Para isso, o curso preocupa-se em capacitar o estudante para desenvolver uma visão sistêmica e holística dos problemas de engenharia, indo além dos aspectos internos das organizações, analisando também os aspectos sociais relacionados ao exercício da profissão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com Diretrizes Internas. e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental.
O curso de Engenharia de Produção da UEA forma profissionais em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, com perfil de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de gerenciar e otimizar recursos humanos, tecnológicos, de infraestrutura e financeiros para produção de bens, serviços e informação. O profissional formado em Engenharia de Produção pela UEA é capaz de utilizar o conjunto de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso para desenvolver novas tecnologias, inovar em produtos e processos, resolver problemas relacionados à produção, bem como desenvolver estudos e pesquisas na área de engenharia de produção.