Objetivo Geral
Formar profissional qualificado, para atuação nas áreas do campo da Engenharia de Computação.
Objetivos Específicos
• Formar profissional que possa atender o mercado de imediato, com capacidade para entender e desenvolver novas tecnologias;
• Proporcionar aos seus alunos condições adequadas para que adquiram uma forte formação básica nos primeiros anos de curso;
• Proporcionar aos alunos meios adequados para que, além da formação básica possam tornar-se especialistas em suas áreas de interesse;
• Proporcionar aos alunos o contato direto com as áreas de atuação do engenheiro, através de atividades de extensão, como visitas técnicas, estágios e atividades de iniciação científica, para que tenha maior conhecimento da realidade do setor.
• Desenvolver nos alunos capacidade de trabalho independente e atitude pró-ativa e que seja apto a integrar equipes multidisciplinares de trabalho;
• Proporcionar uma atmosfera acadêmica saudável, construtiva e de companheirismo, tanto nas salas de aula quanto nos laboratórios, para que o aluno tenha condições de progredir de forma ampla em todos os aspectos da vida profissional, seja através dos conteúdos de suas disciplinas, dos ensinamentos e exemplos apresentados pelos professores, e na convivência com colegas de diferentes níveis, nos laboratórios e nos grupos de pesquisa e, de um modo mais geral, através da participação em atividades promovidas na universidade, fora do âmbito de seu curso.
O Parecer CNE/CES n.º 1.362, de 12 de dezembro de 2001 determina ainda que os Currículos dos Cursos de Engenharia deverão dar condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para:
a) Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
b) Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
c) Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
d) Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
e) Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
f) Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
g) Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
h) Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
i) Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
j) Atuar em equipes multidisciplinares;
k) Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
l) Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
m) Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
n) Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
As Diretrizes Curriculares dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação e dos cursos de Licenciatura em Computação, em seu item XII, artigo 7º Competências e Habilidades Específicas dos Cursos de Bacharelado em Engenharia de Computação indica que, levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e para a vocação das Instituições, o curso de Bacharelado em Engenharia de Computação deve possibilitar uma formação profissional que revele, pelo menos, as habilidades e competências para:
1. Conhecer e construir hardware, software e sistemas de comunicações e suas interações, seguindo teorias, princípios e métodos, técnicas e procedimentos da engenharia e da computação;
2. Realizar estudos, planejar, especificar, projetar, desenvolver, adaptar, aprimorar, industrializar, instalar e fazer a manutenção de sistemas de computação de propósito geral ou especifico, incluindo sistemas embarcados;
3. Conhecer os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de computação;
4. Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica;
5. Avaliar a qualidade de sistemas de computação; e
6. Gerenciar projetos, construir e manter sistemas de computação.
O exercício da profissão de Engenheiro, é regulamentada pela lei no. 5.194 de 24 de dezembro de 1966. As atribuições profissionais estão definidas no art. 7o e as atividades previstas para o exercício profissional, para efeito de fiscalização, estão regulamentadas pela resolução 218 do CONFEA de 29 de junho de 1973.
No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, dentre outras):
• Desenvolvimento de Sistemas de Software;
• Planejamento de Capacidade e Projeto de Redes e/ou Sistemas de Telecomunicações;
• Manutenção de Software;
• Gerência, Operação e Manutenção de Sistemas de Redes
• Desenvolvimento e Gerenciamento de Banco de Dados;
• Especificar, projetar e implementar sistemas embarcados e controladores
• Projetar e desenvolver sistemas de processamento digital de sinais
• Projetar e desenvolver sistemas distribuídos, paralelos e concorrentes.
Os engenheiros de computação poderão atuar em áreas ligadas ao uso e desenvolvimento de computadores pessoais e de grande porte, redes locais, metropolitanas e de longa distância de computadores, comunicação entre e por computadores, visão computacional, inteligência artificial, pr
Segundo o Parecer CNE/CES n.º 1.362, de 12 de dezembro de 2001:
“O perfil dos egressos de um curso de engenharia compreenderá uma sólida formação técnico científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”
Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e para as vocações das Instituições, espera-se que os egressos dos cursos de Engenharia de Computação da UEA sejam capazes de:
a. Absorver conhecimento em Ciência da Computação, Matemática e Engenharia Elétrica, visando o projeto de sistemas de computação, em particular, sistemas embarcados;
b. Ser reflexivos na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas;
c. Entender o contexto social no qual a Engenharia é praticada, bem como os efeitos dos projetos de Engenharia na Sociedade;
d. Considerar os aspectos econômicos, financeiros, de gestão e de qualidade, associados a novos produtos e organizações;
e. Considerar fundamental a inovação e a criatividade e entendam de perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.