Formar licenciados em dança, com rigor científico teórico- metodológico que levam ao despertar da sensibilidade artística e da cidadania, tendo a sala de aula como espaço prioritário de atuação e multiplicação de suas ações, especificamente direcionados para atuar no ensino fundamental e médio, além do ensino informal (estúdios, centros de cultura e empresas) e escolas técnicas (formação de amadores e/ou novos profissionais), tendo a investigação/pesquisa voltadas para a relação dança-arte-educação como base para o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas.
Dentre as competências que lhe serão asseguradas o graduado em Turismo pela UEA, poderá atuar, como:
a) professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, em órgãos públicos e privados que produzem a avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância;
b) professor ou consultor em espaços de educação não-formal, como: academia, estúdios, escolas de dança, companhia de danças, organizações não governamentais em projetos de inclusão social ou ainda empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais;
c) atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando consultoria.
O Licenciado em Dança é graduado com sólido conhecimento e sobre os fundamentos da Dança, seu desenvolvimento histórico se suas relações com as diversas áreas, com elementos que possibilitem o alcance de qualidade de vida, do exercício crítico e atuante da cidadania e alinhamento com as questões contemporâneas da sociedade apto a:
a) Identificar e explicar as manifestações da dança presentes na cultura e na arte, estabelecendo relações entre a dança e as demais formas artísticas (Teatro, Música e Cinema etc.) e entre outras áreas do conhecimento, revelando sensibilidade estética e cinesiologia, inclusive como elemento de valorização humana, da auto-estima e da expressão corporal, visando a integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais;
b) Realizar pesquisa voltada para a relação dança-arte-educação como base para o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas;
c) Compreender as relações que permeiam o corpo em suas interfaces com a dança, a educação, a saúde, o lazer, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;
d) Desenvolver a atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais da dança e do movimento humano, compreendendo as diferentes formas de educação corporal,
e) Elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagens, entre outros;
f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de gestão de políticas públicas e institucionais nos campos da dança e da educação;
g) Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e no processo produtivo em dança;
h) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de dança na perspectiva da educação.