O Curso de Bacharelado em Administração, de oferta regular no município de Manaus é vinculado à Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), tem como foco exercer nos vários campos organizacionais, as atividades correlatas à área de Administração, especialmente as estabelecidas pela Lei nº. 4.769, de 09/09/65, que dispõe sobre o exercício da profissão de administrador, comprometido com o seu papel social, com o desenvolvimento sócio-econômico e a melhoria da qualidade de vida, especialmente da região e da população amazônica.
E-mail: coord-adm@uea.edu.br
Formar egressos capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no contexto da gestão pública e empresarial, à luz da ética, buscando contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais, de forma a possibilitá-los atender às necessidades e ao desenvolvimento da sociedade.
O perfil para o futuro administrador a ser formado pela UEA com base em sólida formação técnico-científica, fundada em valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, com visão crítica e estratégica, apto para:
a) Exercer funções de planejamento e organização administrativas, gerenciando as atividades de protocolo e arquivo de qualquer setor da economia pública ou privada;
b) Compreender a estrutura e o funcionamento da empresa, atuando nas rotinas dos vários departamentos, de modo a permitir o alcance dos objetivos organizacionais de forma empreendedora;
c) Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e seus relacionamentos com os processos de gestão específicos;
d) Exercer a ética profissional, respeitando as normas da empresa e as necessidades dos clientes;
e) Elaborar e interpretar relatórios, utilizando tecnologias apropriadas de informação e comunicação;
f) Atuar no setor de Recursos Humanos em Organizações pública e ou privada dos diversos setores da economia, dotando-o de competências e habilidades suficientes para executar rotinas trabalhistas, bem como atividades relativas à instituição;
g) Executar os procedimentos do ciclo tributário, financeiro e contábil, utilizando os instrumentos necessários e os aplicativos de informática;
h) Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: de pessoal; de recursos materiais; tributário; financeiro; contábil; do patrimônio; dos seguros; da produção; dos sistemas de informações;
i) Internalizar os valores de cidadania, responsabilidade social, justiça e ética profissional;
j) Ser um profissional com potencial para extrair os melhores resultados, valorizar o capital intelectual e prepararem a empresa para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico;
k) comprometido com as causas da sociedade, uma vez que a administração e o empenho grupal são condições indispensáveis para o cumprimento das metas e responsabilidades sociais;
l) Estar atento para ir além da utilização das ferramentas de gestão que lhe são apresentadas, estar apto a desenvolver novas estratégias, inovando e melhorando seu campo de atuação profissional;
m) Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações, utilizar-se de inteligência emocional para os diversos cenários da gestão.