O Curso Superior em Biotecnologia – modalidade Tecnologia da UEA é um curso de oferta especial, isto é, sem vestibular anual e por isso com turma única. Foi criado pela UEA através da Resolução nº 036/2012-CONSUNIV, de 07/12/2012.
O curso foi estruturado em cinco eixos temáticos: Biologia Molecular, Prospecção Química, Prospecção Botânica, Bioprospecção Farmacológica e Bioprospecção de microrganismos. Os componentes curriculares foram organizados em seis semestres e totalizam carga horária total de 2395 horas, sendo ministrados preferencialmente no turno vespertino.
Devido à demanda de instituições de pesquisas, empresas e incubadora de empresas no Amazonas que requerem cada vez mais profissionais com formação sólida e aptos a execução de técnicas para desenvolvimento de projetos em Biotecnologia, nota-se a necessidade de intervir na formação de profissionais em um Curso Superior na área de Biotecnologia.
Instituições de pesquisas e ensino superior, indústrias biotecnológicas, empresas e incubadora de empresas, organizações que envolvam atividades técnicas ou associadas à biotecnologia
O Tecnólogo em Biotecnologia a ser formado pela UEA deverá possuir conhecimento teórico e competência para manipulação das ferramentas biotecnológicas e equipamentos utilizados na experimentação.