Objetivo Geral
Formar Profissionais para o exercício da docência em Ensino Religioso, na Educação Básica.
Objetivos Específicos
• Favorecer a formação da consciência crítica, técnica e política sobre os processos de formação histórica da sociedade brasileira e amazônica;
• Oportunizar uma formação alicerçada na reflexão sobre a prática, baseada numa perspectiva problematizadora e investigativa da própria formação;
• Propiciar uma atuação profissional coletiva, fundamentada na perspectiva de autonomia para a construção de saberes necessários à formação da identidade profissional;
• Incentivar experiências de extensão, pesquisa e ações voluntárias educativas, fundadas no conhecimento científico e na compreensão dos diversos contextos histórico-sociais;
• Favorecer a construção de um conjunto de conhecimentos e habilidades formados por uma diversidade teórico-prática, fundamentados nos princípios de interdisciplinaridade e contextualização ética, estética, afetiva, democrática e de relevância social;
• Valorizar o desenvolvimento das capacidades criativas e de recursos tecnológicos, capazes de fazer avançar o processo educativo.
O Licenciado em Ciências da Religião é apto ao exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica, podendo atuar tanto em escolas da rede pública quanto nas escolas privadas, de ensino.
Será assegurado ao egresso do Curso de Graduação em Ciências da Religião, Licenciatura, as condições necessária da formação e qualificação para o exercício pleno da docência em Ensino Religioso na Educação Básica, com a visão do seu papel social de educador estando apto a:
• trabalhar pedagogicamente os conteúdos básicos objetos do processo de ensino aprendizagem do Ensino Religioso na educação básica, com habilidades, métodos e técnicas pedagógicas necessários para a construção e a reconstrução do conhecimento religioso pelos educandos;
• reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade e a complexidade das manifestações e experiências religiosas no contexto escolar e social;
• compreender os diversos processos de aprendizagem nas diferentes etapas de desenvolvimento dos educandos, bem como contribuir na busca de respostas aos seus questionamentos existenciais, no entendimento da sua(s) identidade(s) religiosa(s) e na convivência com as diferenças;
• analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e na manutenção das suas respectivas realidades sociais, históricas, políticas e culturais;
• compreender, respeitar e valorizar os princípios históricos, culturais, filosóficos, éticos, doutrinais e morais das diferentes matrizes religiosas (africana, indígena, oriental e ocidental);
• promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, as famílias e a comunidade, reconhecendo a pluralidade cultural destes contextos, assumindo a diversidade nos seus múltiplos aspectos;
• interpretar o fenômeno religioso na diversidade cultural local e global, com diferentes leituras, através das Ciências da Religião, da Sociologia, da Psicologia, da Antropologia, da Filosofia, da História, da Geografia, das Artes, da Teologia, da Educação e outras áreas de conhecimento;
• manusear as tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas e utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
• aprofundar continuadamente seus conhecimentos mantendo uma postura de professor pesquisador;
• atuar com ética e compromisso, com vistas à constituição de uma sociedade justa, solidária e humana, que questiona e busca intervir nas fontes geradoras do sofrimento, da ignorância e da injustiça.