Licenciatura em Computação
GRADUAÇÃO - LICENCIATURA

Sobre o Curso

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES No 136/2012 o curso de Licenciatura em Computação assegura a formação de egressos dotados:
1. do Conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; 2. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao entendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
3. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
4. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região aonde atua, do Brasil e do mundo;
5. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
6. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
7. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e 8. da capacidade de atuar no mundo globalizado do trabalho.

Áreas de Atuação

O profissional Licenciado em Computação terá como principal ambiente de trabalho escolas públicas ou privadas, que trabalham com ensino básico, técnico e suas modalidades; Empresas de desenvolvimento e pesquisa voltadas a tecnologias educacionais; Ou organizações, fazendo parte de equipes de elaboração de materiais instrucionais, objetos de ensino-aprendizagem ou treinamento para uso de tecnologias da informação.

Quanto à área de atuação, o Licenciado em Computação estará apto para atuar como:

• Professor da área de Computação, em escolas públicas ou privadas, nos níveis de educação básica e técnica e suas modalidades;

• Professor de apoio no uso de softwares educacionais para as mais diversas áreas do conhecimento em atividades de laboratório;

• Responsável pelas atividades de informática educacional nas escolas;

• Analista consultor visando ao apoio à tomada de decisões, considerando o contexto educacional e organizacional, os recursos e possibilidades de aplicação da tecnologia da informação;

• Gestor de tecnologias educacionais, visando o planejamento e gerência dos processos educacionais e de tecnologia da informação, estabelecendo-se os critérios de seleção de recursos de forma integrada às necessidades dos indivíduos e das organizações;

• Analista de domínio para a modelagem de conhecimento e automação de processos de ensino e aprendizagem em ambientes educacionais, de educação corporativa, de produtos e serviços de educação assistida por computador;

• Analista e projetista de sistemas para o levantamento de requisitos, modelagem, especificação, projeto, implementação, validação, implantação e manutenção de sistemas de automação no domínio educacional;

• Analista de suporte de ambientes e sistemas computacionais para apoio à solução de problemas educacionais em contextos organizacionais, educacionais e profissionais.

Perfil Profissional

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, espera-se que os egressos dos cursos de licenciatura em Computação, além de atenderem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecido por meio da Resolução CNE/CP no 1/2002:
1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando o ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações; 2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino-aprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação à distância;
3. Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
4. Entendam o contexto social no qual a construção de Software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade;
5. Entendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações;
6. Entendam a importância da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevante

Início do Curso
03/2005
Ato de Criação
Lei Delegada Nº 42 de 29 de julho de 2005, publicada no DOE em 29/07/2005
Ato de Reconhecimento
Lei Delegada Nº 42 de 29 de julho de 2005, publicada no DOE em 29/07/2005
Coneito ENADE
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Conceito CEE/AM
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