Turismo
GRADUAÇÃO - BACHARELADO

Sobre o Curso

O curso de graduação em Turismo, na modalidade bacharelado tem por objetivo precípuo formar o Turismólogo para atuar no planejamento, gestão e pesquisa na área de turismo, partindo da concepção de que a atividade turística é um fenômeno econômico, social e ambiental de grandes proporções e relevância em nível local, regional, nacional e mundial.

Áreas de Atuação

Dentre as áreas de atuação previstas na Lei 12.591 da Presidência da República, de 18 de janeiro de 2012, o turismólogo graduado como Bacharel pelo Curso de Turismo da UEA, pode atuar como: I ? planejador e/ou executor de projetos públicos e privados ou como parte de uma equipe multiprofissional; II ? idealizador e viabilizador de produtos, serviços, roteiros e rotas turísticas; III?Consultor e/ou assessor nos estudos de viabilidade de projetos e empreendimentos turísticos em seus vários segmentos; IV ? pesquisador do turismo atuando na produção de conhecimentos científicos e técnicos; IV ? gestor de empreendimentos de turismo e/ou de lazer, instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. V- Planejador, organizador e executor de eventos de âmbito público e privado, em diferentes escalas e tipologias;

Perfil Profissional

Em consonância com os pressupostos orientadores do Conselho Nacional de Educação, segundo a Resolução No . 13, de 24 de novembro de 2006, e as Referências Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura da Secretaria de Educação Superior, de 2010, bem como na Lei Federal 12.591 de 18 de janeiro de 2012 que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina o seu exercício, os egressos do curso de Bacharelado em Turismo desempenharão suas atividades pautadas nos valores de responsabilidade social, justiça e ética; na formação humanística e visão global que os habilite a compreender o meio social, ambiental, político, econômico e cultural e a tomar decisões no mundo contemporâneo. No Curso de Turismo da UEA, os egressos terão, ao mesmo tempo, uma formação generalista, resultante dos conhecimentos gerais das Ciências Humanas, assim como uma formação específica das Ciências Sociais Aplicadas, constituída de conhecimentos relacionados diretamente ao turismo com destaque para as áreas: planejamento, agenciamento e transportes turísticos, eventos, hotelaria, lazer, entre outros. Entre os conteúdos de formação generalista destacam-se aqueles referentes aos aspectos sociais, culturais e ambientais, a ética e o meio ambiente e as relações de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Busca-se proporcionar ao aluno conhecimento sólido, fortemente embasado em princípios éticos e científicos, bem como estimular o comprometimento com os problemas sociais e com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade humana por meio de uma postura democrática. É fundamental que o aluno tenha competência para realizar a análise técnica de situações e de contextos específicos, considerando as condições conjunturais envolvidas e suas implicações culturais, econômicas e sociais e atuando em equipes multiprofissionais e em colaboração com profissionais de áreas afins, conforme previsto no Código de Ética Mundial do Turismo. Assim, o curso de graduação de Turismo da UEA deverá possibilitar aos seus egressos um perfil profissional que favoreça a formação empreendedora e científica para atuar no planejamento, na gestão de empresas e instituições públicas e privadas além da docência, em consonância com as demandas mundiais, nacionais, regionais e locais. Terá ainda competência para analisar criticamente as organizações em um processo contínuo de aperfeiçoamento profissional. Por fim, o NDE e o Colegiado do Curso de Turismo da UEA estão atentos para além de articular as competências do egresso com as necessidades locais e regionais, promover a sua revisão e ampliação levando-se em consideração as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, atendendo-se, desta forma, a dinamicidade do desenvolvimento econômico, político e social.

Início do Curso
08/2001
Ato de Criação
Decreto nº 21.963, de 27/06/2001, publicada no DOE em 27/06/2001.
Ato de Reconhecimento
Decreto nº 21.963, de 27/06/2001, publicada no DOE em 27/06/2001.
Coneito ENADE
4
Conceito CEE/AM
4