• PEDAGOGIA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO PEDAGOGIA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO 08/2007 CONCEITO DO CURSO ENADE:4 CEE/AM:4 PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 10 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA NORMAL SUPERIOR
TURNO MATUTINO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO VESPERTINO MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO VESPERTINO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 153 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 2970 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO NOTURNO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 193 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3355 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO Propiciar a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional na área de serviços de apoio escolar e em outras, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO A licenciatura, compreendida como a formação básica do Curso de Pedagogia, tem o exercício do magistério como campo teórico-investigativo que envolve a participação na organização da gestão dos sistemas educacionais englobando o planejamento de processos escolares, a gestão, a produção e a difusão de conhecimentos, assim como execução de ações pedagógicas específicas de cada uma das modalidades de magistério apontadas nos objetivos. Nessa perspectiva, o licenciado em pedagogia poderá atuar em escolas dos Sistemas públicos e particulares de ensino, no exercício do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
PERFIL DO PROFISSIONAL Funcionalmente, o profissional do Curso de Pedagogia a ser formado deve ser capaz de investigar, diagnosticar, avaliar e atuar no magistério e nos serviços de gestor/supervisor das Escolas da rede de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1ª ao 5ª ano). Os conhecimentos exigidos para a atuação nesses campos envolvem estudos teóricos e práticos, investigação e reflexão crítica articulados nos três grandes eixos da atividade acadêmica da instituição que são: a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. Competências e Habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno:

a) Analisar criticamente a realidade amazônica, observando as interações políticas, sociais e econômicas, no âmbito nacional e internacional, identificando as contradições sobre a Região, constituídas no processo da sua formação histórica, particularmente, sobre a complexidade das questões ambientais e ecológicas;

b) Compreender e fazer cumprir os princípios constitucionais no que diz respeito às diversidades etno-culturais e raciais de gênero, religiosas, políticas, econômicas e à pluralidade de idéias e concepções;

c) Auto-gestionar seus processos investigativos, oferecendo alternativas às práxis educativas e aos problemas que se apresentam nos diferentes campos da ação pedagógica, utilizando-se da criatividade e de tecnologias alternativas;

d) Observar os princípios da democracia participativa, orientando suas práticas profissionais e sua conduta pessoal de forma ética, apoiadas em valores compromissados com a preservação e com o destino dos sujeitos históricos no processo de construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

e) Analisar criticamente as relações Educação/Escola/Sociedade, atentando para as especificidades dessas relações em diferentes contextos históricos e sócio-culturais.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Resolução nº 013/2007-CONSUNIV, de 05//06/2007, publicada no DOE em 16/10/2008.

ATO DE RECONHECIMENTO: Tramitando Processo nº 175-CEE/AM, aguardando a constituição da Comissão.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
ADRIA SIMONE DUARTE DE SOUZA ASDUARTE@UEA.EDU.BR COORDENADORA
CILENE DE MIRANDA PONTES CMIRANDA@UEA.EDU.BR COORDENADORA - CEST
ELISEU DA SILVA SOUZA ESSOUZA@UEA.EDU.BR COORDENADOR - CESP
JANE LINDOSO BRITO JLINDOSO@UEA.EDU.BR COORDENADORA 99277-3040
MEIRE TEREZINHA SILVA BOTELHO DE OLIVEIRA MTOLIVEIRA@UEA.EDU.BR COORDENADORA 98101-2473
ROBERTO SANCHES MUBARAC SOBRINHO RSOBRINHO@UEA.EDU.BR COORDENADOR - ENS
ROSI MERI BUKOWITZ JANKAUSKAS RJANKAWSKAS@UEA.EDU.BR COORDENADORA - CSTB